Quem somos

O Programa Virando o Jogo é resultado de uma parceria entre a Associação Viver Bem, a Caixa Econômica Federal (CAIXA) e o Programa Ambulatorial do Jogo Patológico (PRO-AMJO) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP).

Os objetivos principais do programa são alertar sobre os problemas relacionados ao jogo, bem como acolher o jogador com problemas (por meio da identificação de comportamentos de risco e de acompanhamento virtual) e a sua família (com orientações). Também será oferecido aprimoramento aos profissionais de saúde, além de capacitação e treinamento aos colaboradores da CEF.

Em 2012, a Caixa Econômica Federal ganhou o primeiro incentivo para continuar com o programa de jogo responsável, quando conquistou a certificação pela Norma de Controle de Segurança da Associação Mundial de Loterias (World Lottery Association Security Control Standard – WLASCS), após satisfazer diversas exigências, resultantes de várias auditorias que aconteceram ao longo desse ano.

loterias3d_h_positiva
Apostar é para Maiores
image009

Acesse: http://www.caixa.gov.br/loterias/jogo-responsavel
Central de Serviços onde o apostador pode encontrar orientações 0800-7260101.

No PRO-AMJO, fundado em 1996, o paciente é recebido por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais especializados no tratamento do Transtorno do Jogo, que irão organizar o seu plano terapêutico. Ele passa por um acolhimento, no qual recebe orientações, seguido por um processo de triagem para confirmação diagnóstica, com avaliações clínica, psiquiátrica e neuropsicológica. Aqueles que preencherem determinados critérios seguem para ao atendimento clínico com médico psiquiatra. Seguem-se atendimentos psicoeducacionais; avaliações clínica, cardiológica e de enfermagem; além de indicação específica para avaliação àqueles que desejarem realizar a prática de atividade física, o que, em estudos realizados por pesquisadores de nossa equipe, já se mostrou um importante instrumento para diminuir a “fissura” do jogador. Os pacientes são, então, randomizados inclusos nos grupos de psicoterapias: Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) ou Psicodinâmica em grupo e atendimento individual, com o objetivo de melhorar sua capacidade de resolver problemas, lidar com as frustrações e planejar-se para promover uma reestruturação da vida e relações interpessoais. Após o término da psicoterapia, o paciente é convidado a participar dos grupos pós-terapêuticos, de manutenção ou para recaídos, sendo eles: Qualidade de Vida, Tabaco, Atividade Física, Terapia Ocupacional e Terapia Familiar. Quando necessário, são realizadas intervenções motivacionais ou para prevenção de recaídas. Os pacientes que necessitam de medicação são acompanhados durante todo o tratamento por profissional médico psiquiatra, que maneja o tratamento em conjunto com a equipe multiprofissional.

No Brasil, a Faculdade de Medicina da USP foi pioneira ao aprovar a Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia, em 1997, com atuação em Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária. Atualmente, a Disciplina desempenha também atividades de Inovação Educacional (Educação 3.0, computação gráfica 3D e impressões em 3D), pesquisas em Teleassistência, atualização profissional continuada em serviço e e-Care. Sob a coordenação da disciplina, está um grupo de Pesquisa USP em Telemedicina e Telessaúde no Diretório de Pesquisa do CNPq/MCT, além dos projetos Jovem Doutor e Homem Virtual.

A Associação Viver Bem é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, constituída por profissionais da saúde e de áreas afins, que tem como objetivo difundir a promoção da qualidade de vida e o bem-estar para a comunidade, para os portadores de transtorno do impulso e suas famílias. Sua missão é atuar na promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, com ações focadas no desenvolvimento físico, emocional, social e profissional dos indivíduos. Sua visão é ser referência nacional em ações que visam auxiliar pessoas e organizações na gestão integrada da qualidade de vida e saúde emocional.

EQUIPE

  • Coordenação geral:
    Hermano Tavares
    Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP
  • Coordenação de Telemedicina, e-Care e Tecnologias Educacionais Interativas:
    Chao Lung Wen
    Professor Associado e chefe da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Coordenação administrativa:
    Mirella Martins de Castro Mariani
    Psicóloga Mestre e assistente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP
  • Apoio metodológico:
    Marcos Sanches
    Estatístico
  • Assistentes de pesquisa:
    Juan David Tovar Velasquez
    Médico colaborador

    Ana Yaemi Hayashiuchi
    Psicóloga colaboradora

    Cintia Cristina Sanches
    Psicóloga colaboradora

    Leandro Requião
    Recursos Humanos

    Fernanda Lima
    Estudante de Psicologia

    Rafael Rodrigues
    Estudante de Psicologia

  • Desenvolvimento de plataforma:
    Marcelo Onoda
    Responsável pelo Desenvolvimento Tecnológico da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP
  • Arquitetura de Comunicação Educacional:
    Vanessa Haddad
    Jornalista e responsável pela Comunicação Digital, Gestão de Cursos e de Mídias Sociais da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP
  • Design e interface de navegação:
    Fábio Moino
    Publicitário e responsável pelo design (web/gráfico) e ilustrações da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP